Algumas Praias Algarvias

Se você procurar lugares para visitar em Portugal, encontrará como principais recomendações o Porto e Lisboa. Obviamente que não se arrependeram se visitarem estas duas grandes cidades portuguesas. Mas há muito mais no país: ao sul temos um destino especial para quem gosta de calor e praia. Estou falando do Algarve, uma região famosa pelas suas praias de falésias e hospitalidade.

De facto, podes percorrer ponta a ponta desta região, o chamado Distrito de Faro, e em qualquer época do ano se sentirá preenchido pelas boas vibrações que o mar trás consigo. São vários os concelhos (o que nós brasileiros veríamos como cidades) que oferecem boas opções de estadia, alimentação, comércio e entretenimento. Decidi separá-los, entretanto, pelas praias. Neste post irei mostrar aquelas que, dentre as que já visitei, indico como ótimos destinos. Sem mais delongas, vamos à lista!

Praia da Rocha, Portimão.

Ah, Portimão! O meu destino número um quando se trata de viajar para o Algarve, e não poderia estar em outra posição nesta lista. Esta cidade combina a disponibilidade de todo e qualquer comércio que possas querer e precisar com o benefício das ruas amplas, quarteirões espaçados, ou seja, uma estrutura que não transbordará com a chegada de visitantes.

Algumas das outras cidades principais do Algarve costumam atrair maiores contingentes, por serem maiores em dimensão e, então, terem mais praias. Portimão não fica para trás, uma vez que a Praia da Rocha tem uma grande extensão de areal (cerca de 1,5 km de costa) e uma igualmente ampla avenida beira-mar, com diversos restaurantes, lojas e hotéis.

Praia Dona Ana e Praia da Balança, Lagos.

Uma descoberta um bocado mais recente para mim, pois foi apenas no verão deste ano em que decidi estender um passeio até Lagos, para o meu absoluto encanto. A verdade é que, apesar de ainda não ter me hospedado lá – e então não poder avaliar aspetos que digam respeito a isso sobre a cidade -, não incluir a Praia Dona Ana e a Praia da Balança teria sido quase um crime.

Trata-se do lugar mais bonito que alguma vez vi. As águas claras motivam muitos passeios a barco e mergulho: as falésias por vezes formam cavernas e tuneis através dos quais os visitantes adoram nadar.

Praia da Cova Redonda e Praia de Albandeira, Porches.

Estas são opções de praias mais reservadas. Indico-as caso as suas férias peçam por um local com uma menor extensão de areia e, portanto, um menor contingente de turistas. Trazem o atrativo das falésias, é claro, com a tranquilidade de serem relativamente afastadas do burburinho de comércios.

Praia dos Alemães, Albufeira.

Albufeira foi a primeira cidade do Algarve em que fiquei hospedada. Pela minha experiência, é um destino que concentra tudo o que você possa pedir de umas férias praianas. Ao redor da Praia dos Alemães há vários hotéis, restaurantes e bares, a maior parte dele temáticos. Sim, com temas do tipo 80s, samba, etc. Uma agitação até altas horas.

A praia em si não é de desapontar, com uma boa extensão de areal, um grande deck e falésias. Não diria que trata-se do destino mais tranquilo, justamente porque concentra muitos turistas com seus resorts e bares.

E assim começamos a nossa série de publicações mostrando ainda mais sobre Portugal. Deixem-me as vossas sugestões nos comentários 😉

xoxo,

Please follow and like us:

Leave a Reply