Roteiro Pelas Praias de Cascais

Muitos dos visitantes de Lisboa focam os seus planos na capital, que verdadeiramente oferece uma diversidade de programas. Os concelhos vizinhos, entretanto, merecem um igual destaque na hora de montar o seu planejamento turístico, ou mesmo um passeio para os que moram cá. Venho não só contar um dos meus roteiros favoritos pelas praias de Cascais, mas também propor que tentem fazê-lo.

Cascais tem um estilo um tanto diferente do centro de Lisboa. Apesar das duas contarem com o charme de prédios históricos e comércios típicos, essa permite a experiência do que há de melhor na cultura portuguesa visto à beira mar.

O passeio começa ao descer na estação de comboio Monte Estoril e fazer uma caminhada pela margem. Durante o inverno pode ser algo menos prazeroso pelo vento frio que vem do mar. Portanto, para os que preferem uma versão sempre confortável, basta descer do comboio na estação seguinte, a de Cascais.

A primeira praia que avistamos é a Praia das Moitas, logo seguida pela Praia da Duquesa. Entre elas, para além de um mar muito azul e claro junto da margem, vemos o Chalet Palmela e o Chalet Falal. Casarões como estes são, na verdade, umas das coisas que logo nos vêm à memória ao pensar na Vila de Cascais. Também vão reparar que por todo este caminho há uma grande variedade de restaurantes, serviços de aluguer de barcos e até mesmo uma escola de mergulho.

Na próxima e terceira praia, a Praia da Ribeira, subimos para o Largo da Praia da Rainha. Voltado especialmente para os turistas que vêm apreciar o seu charme litorâneo, nele há muitas lojas de souvenirs, restaurantes cujas culinárias vêm de diversos cantos do mundo, bem como por vezes podes encontrar música ao vivo em seus bares. Atende à todos os gostos e idades, sendo um  recanto em qualquer época do ano. Ainda no Largo, de um miradouro na Rua da Saudade, vemos por entre as típicas casinhas brancas da Vila a Praia da Rainha, um bocado menor que as anteriores, mas, na minha opinião, a mais bonita.

Seguindo mais adiante, depois do Palácio de Seixas (que funciona com um messe da Marinha e encontra-se aberto para visitação), está a Praia dos Pescadores. É muito mais ampla e tem o mar frequentemente cheio de barcos e de pessoas praticando stand up paddle.

Cascais não é apenas suas praias, apesar destas conquistarem-nos de primeira quando as vemos. Podes completar o seu passeio visitando o Palácio da Cidadela de Cascais, ou mesmo o Parque Marechal Carmona, ambos há poucos metros de distância da Praia dos Pescadores, numa caminhada que facilmente se faz. Mas isso é um roteiro que trarei para vocês num outro dia. Até lá, aproveitem estes dias mais ensolarados do final do Outono!

★ Este post foi publicado também na revista da minha faculdade, a ESCS Magazine! Veja-o e mais outros clicando aqui.

Please follow and like us:

Leave a Reply