Keep Calm e Volte Às Aulas

Segunda-feira é uma nova vida para todas as muitas pessoas que se levantaram às 13 horas e foram dormir às 4. Ela é cheia de deveres e compromissos que acabarão com sua vida bem vampiresca (se não levarmos em consideração aquela uma vez em que você acordou cedo para encontrar os amigos na praia). Para que a transição não seja tão brutal, separei alguns life hacks. Nesse post-manual de sobrevivência escolar, mostro o básico do básico para sentar a bunda e concluir as tarefas.

1 - Enquanto estuda, mantenha uma garrafinha d'água em sua mesa.

Muitos de nós já usaram a famosa desculpa do ''vou ali rapidinho encher o copo'' que só nos atrasa. A garrafa evita essa sua ágil preguiça.

2 - Crie um sistema de intervalos.

Estude por 30 minutos e faça pausas de 10-15 minutos, ou pelo método suíço: 25 minutos de estudo intenso com pausas de 10, sendo a terceira de 20.

3 - Escreva as partes mais importantes ou um resumo geral. 

Escrever um texto é equivalente à lê-lo 7 vezes. Tem melhor dica para memorizar?

4 - Explique para si mesmo o tópico que está aprendendo.

Tente se ensinar do zero a matéria e veja o quanto absorveu. Se quiser, grave-se e tenha uma aula que entenderá perfeitamente para antes da prova.

5 - Anote ao redor dos textos as palavras chaves e seus significados.

Termos que o professor repetiu ou que durante a explicação foram o suficiente para você captar o conteúdo. Faça uma pequena nota com o que quer dizer, ao que se relaciona. Depois, quando reler a matéria, pelas margens já terá uma explicação sólida.

6 - Associe cores à categorias ao iluminar.

A página fará mais sentido já de longe, sendo mais fácil ler e compreender o tema. Um exemplo é marcar de amarelo as causas e de laranja as consequências.

7 - Menta ajuda à focar.

Essência de menta na mesa na hora de estudar ou mascar um chiclete durante a leitura te auxiliarão. Se optar pela dica do chiclete, masque um de mesmo sabor na hora da prova e lembre dos detalhes mais facilmente.

8 - Depois de um bom tempo se dedicando, saia da sua área de estudos.

Por 30 minutos à 1 hora, se exercite, tome um banho, faça um lanche. Voltará renovado para terminar ao invés de ir aos tropeços nos momentos finais de estudo.

9 - Dispense os pijamas na hora de estudar.

Apesar de estudar em roupas confortáveis ser essencial, não exagere. Infelizmente os amados pijamas vão te fazer querer sua queridíssima cama e isso não é 100% do seu foco. Até se arrume um pouco para ter mais ânimo e riscar todos os itens da lista.

10 - Depois de escrever um trabalho ou material, coloque-o no Google Tradutor.

Escutando-o o texto que fez poderá mais facilmente achar os erros nele e corrigi-los. Não só os de português, mas vai que você esqueceu algum tópico ou pulou uma palavra.

11 - Salve os slides dos professores no computador.

Todos nós sabemos que você vai perder os prints que tirou e não encontrará as mídias no grupo num piscar de olhos. Faça download para o seu computador, coloque em seu drive, qualquer coisa que assegure o material. Se possível, tome notas no seu caderno.

12 - Coloque o que você não consegue memorizar em volta de sua área de estudos.

Sabe aquela parede bem em frente à sua mesa? Ela virou o novo espaço dos post its e papéis com informações cruciais para as provas e testes que estão por vir. É o lugar onde vão ficar os tópicos da apresentação.

13 - Ao criar seu planejamento semanal, seja realista.

Impor objetivos demais para um dia só é pedir para se decepcionar. Coloque uma quantidade de atividades que sabe que pode concluir e o que vier além é lucro. Cortar itens de sua lista aumenta a motivação para fazer o resto, e quanto menos faltar mais ânimo.

14 - Ler sobre a matéria antes da aula ajuda a absorver o conteúdo.

A matéria se fixa por mais tempo. Logo na véspera da prova não serão vários capítulos desesperadores, mas sim coisas que você está familiarizado com. Fora que ler antes dá mais tempo para tirar suas dúvidas.

15 - Se premie a cada objetivo concluído.

Se dê um chocolate, um biscoito, uma fruta (caso você seja um ser humano exemplar e saudável). Presenteie-se com um big big e indiretamente aumente sua vontade de continuar.


Lembrando para o pessoal que vai começar agora o Ensino Médio ou está no meio dele que eu fiz uma postagem aqui sobre como lidar com isso, sendo dicas tanto para o seu emocional (que com certeza vai precisar de atenção) quanto para os estudos. Não esqueçam, então, de acessar este link aqui para ficar por dentro!

Deixe suas opiniões e sugestões nos comentários abaixo e não esqueça de curtir a página Michelle Lebres no Facebook para se manter atualizado, pois há muito mais sobre volta às aulas, viagens e outros conteúdos vindo! Até o próximo post, mores ♥

xoxo,
Michelle Lebres

1 Comment

  1. Roupas Essenciais Para Estudantes - Michelle Lebres

    setembro 8, 2017 at 1:25 pm

    […] roteiro para se fazer pelas lojas antes das aulas voltarem Não esqueça de ver o anterior, Keep Calm e Volte às Aulas, para hacks de estudantes! Acompanhem o especial por esta tag […]

Leave a Reply