Pôr do Sol e Jantar no Rio Douro.

Olá, pessoal! Porto tem diversas atrações e, durante os dois meses em que morei nesta antiquíssima cidade, apaixonei-me pouco a pouco por cada uma delas. Quando pensando sobre que passeio mais indicaria para um visitante, o que se mais destacou foi o roteiro que vos trago neste post. OPO tem rio, mar e muito charme ao longo da margem dos dois. Para experimentar o estilo de vida lusitano na sua essência, nada como um jantar no Cais do Douro.

Vale a pena ressaltar que o sol se põe pra lá das 21 horas durante os verões europeus e que o norte português não é um dos mais quentinhos. A cidade é ventosa, como todo o território lusitano vem se mostrando ser. O nosso passeio mais corriqueiro se inicia, portanto, num período ainda morno.

No fim de tarde, íamos de metro até a estação Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia – cidade que se encontra na outra margem do rio. Lá há muito o que fazer por si só e confesso que ainda preciso explorar mais. Um dos atrativos turísticos que concentrou muitos foi o teleférico que desce aproximando-se do Douro. Este está seguramente na minha lista!

Ao chegar, caminhávamos até o mirante mais próximo da estação de metro, esta sendo na superfície junto com as pistas de carros. Tenha cuidado, pois apesar da ponta Luis I ser abertíssima aos pedestres, há sim circulação de veículos pela região.

O Miradouro que conquistou-me com certeza foi o do Mosteiro da Serra do Pilar. Acredite em mim: a subida da rampa é compensada pela vista única deste tesouro do OPO. Mais elevado que o restante da margem de Vila Nova de Gaia, é um ponto espetacular para assistir ao pôr do sol e acompanhar em seguida as luzes se entendendo tanta nas calçadas quantos nos prédios de ambos os lados.

Mesmo tal ponte Luis I, a Eiffel do Porto como cá chamam, ilumina-se complementando o momento já especial. Aproveitando o ar romântico parisiense, apresento-vos a surpresa do Mosteiro: turistas e locais deixam mensagens para os seus amados nos parapeitos.

Há também os cadeados que ficaram famosos na Pont des Arts, Paris. A coleção é pequena ainda, havendo espaço para você fazer o seu gesto especial! Muitos aproveitaram o romance do local para deixar seus pedaços de poesia, alguns sendo muito convenientes para a tranquilidade de um belo pôr do sol.

Vá preparado com a sua câmera de preferência para um show de muitas cores feito pelo Sol. E, depois, o padrão que estabelecemos foi atravessar a Luis I à pé. Caso queira ir de metro, tenha em mente o custo da passagem (por volta de 1,20 euros, se não me engano) e que precisará depois descer até o Cais da Ribeira, uma caminhada de aproximadamente 950 metros em sua maioria descida.

Para atravessar a ponte à pé, como sugeri inicialmente, optamos por descer até o andar inferior, pois já se saí na altura dos restaurantes, hotéis e outros comércios em geral. Quando feito no patamar de cima onde o metro passa, precisará depois descer na margem do Porto, percurso este que não fizemos.

Quando passeando por Portugal, nunca se esqueça que os restaurantes não precisam ser os mais chiques para que a comida seja boa e o atendimento também. Obviamente que nós não iríamos frequentar um local inapropriado seja em qualquer aspecto que for.

No Cais verão que há as mais diversas opções dentre as quais pode escolher e que muitas delas expõe seu menu na frente para que possa comparar os valores. Como direi em mais detalhes num post futuro, entretenimento não falta na região.

A informação mais crucial ficarei devendo para vocês: o nome do restaurante. Na altura do Cais da Estiva há os nossos favoritos. O prato que recomendo para se vivenciar a culinária do Porto é uma porção de pastéis de bacalhau (os bolinhos, no Brasil) e um caldo verde. Não há como recusar! O capricho deles é especial com tais pratos que inclusive bombam no período do São João, a maior festa da cidade. É claro que ainda há sempre o ainda mais querido prato de sardinha feita na brasa.

Pretendo trazer mais postagens para vocês mostrando o que me encantou não somente no Porto, mas eu vários outros cantos da terrinha, Portugal! Espero poder ver vocês nestes próximos chats lusitanos, logo deixem pedidos ou dúvidas caso haja alguma e eu responderei com prazer.

Por favor, deixem suas opiniões nos comentários abaixo e não se esqueçam de curtir a página no Facebook para updates diários. 😀

Xoxo,

Michelle Lebres.

27 Comments

  1. Marco

    setembro 2, 2017 at 11:11 pm

    Excelente texto!
    Traduziu muito bem o passeio do por do sol às margens do Rio Douro … fez-me querer lá voltar para mais um fino e pasteis de bacalhau.
    Parabéns

    1. michelle

      setembro 2, 2017 at 11:27 pm

      Sim sim, pop! Este é um passeio para se fazer várias vezes ❤

  2. Priscila

    setembro 5, 2017 at 5:31 pm

    Que foto maravilhosas, estou encantada. Não conhecia esses cantinhos, adorei a coleção de cadeados.
    Bjs floor, parabens pelas fotos

  3. garota delicada

    setembro 5, 2017 at 5:57 pm

    Boa tarde , como vai? Que legal você ter compartilhado a sua experiencia nessa cidade maravilhosa, confesso que ainda nao fui ai nem por passeio, mas estou pretendendo ir nas proximas ferias Gostei bastante das fotos e realmente voce aproveitou bastante esse passeio. beijos

  4. Ane Ossanes

    setembro 5, 2017 at 6:16 pm

    Que lugar mais fascinante! E me encantei com as fotos dessa linda cidade. Deve ter sido uma experiência encantadora ter morado em um lugar tão bonito! Eu fiquei com muita vontade de conhecer pessoalmente. Parabéns pelo post e obrigada por compartilhar esse lugar tão perfeito!

  5. Lucimar da Silva Moreira

    setembro 5, 2017 at 8:25 pm

    Que linda a cidade dá vontade de não sair mais do blog, é muito prazeroso conhecer um lugar assim. Que lindas as fotos, muito legal você compartilhar esse lugar divino, a gente fica encantada, que vontade de conhecer essa cidade linda. Bjs.

  6. Lw

    setembro 5, 2017 at 8:30 pm

    Lindas fotos eu já passei várias vezes através desta ponte Vila Nova de Gaia em Portugal, que até hoje fica aqui na lembrança sinto falta, então amei cada foto cada representação.

  7. Amilton Júnior

    setembro 5, 2017 at 9:59 pm

    Que viagem deliciosa! Suas fotos ficaram perfeita, são de tirar o fôlego. Deu uma vontade enorme de aproveitar essa beleza toda, já decidi que vou me organizar direitinho para fazer uma visita messe paraíso! Muito lindo mesmo! Maravilha de post rsrs
    Abraços

  8. Gabriella Aleixo Samôr Poggiali Gasparoni

    setembro 5, 2017 at 11:39 pm

    que lugar maravilhoso, fiquei encantada!!! dá vontade msm de ir conhecer

  9. cibele

    setembro 6, 2017 at 12:44 am

    Fotos lindas, lugar lindo, adorei a dica! bjo

  10. Adeiliane Pessoa

    setembro 6, 2017 at 1:41 am

    Nossa que lugar mais lindo, que fotos são essas maravilhosas me deu muita vontade de conhecer, descreveu lindamente esse lugar, fique encantada, nossa só de imaginar esse por do sol e poder jantar ai deve ser divino ne? eu achei um lugar super romântico. Sucesso beijos

  11. Melissa Kemmer

    setembro 6, 2017 at 2:25 am

    Fiquei com muita vontade de fazer esse passeio, achei tudo muito lindo e bem romântico. Vou fazer a proposta para o namorado aqui. Beijos!

  12. Joana D'arc

    setembro 6, 2017 at 12:27 pm

    OI!
    Que lugar lindo <3 as fotos estão maravilhosas. Eu adoro ver o Pôr do Sol 😀
    bjo

  13. Cíntia

    setembro 6, 2017 at 2:00 pm

    Olá!
    Que lugar, lindo! A vista é maravilhosa, inspiradora. Estou anotando os lugares que você posta para visitar!
    Abraços.

  14. Marcia

    setembro 7, 2017 at 1:50 am

    ola tudo bem ? que cidade mais linda , esse por do sol é encantador, me deu uma vontade louca de arrumar as malas e conhecer tambem, bjssss

  15. alexia dayane

    setembro 7, 2017 at 5:30 am

    Estou encantada com as fotos maravilhosas ! me faz pensar como é lindo esse lugar !
    já anotei esse lugar que voce póstou e nas ferias vou visitar ! ♥
    bjs.

  16. Daiana Fant

    setembro 7, 2017 at 9:47 pm

    Traga sim mais postagens sobre Portugal! Essa terrinha incrível e que eu desejo muito um dia ter o enorme prazer de visitar. Eu amei seu passeio, amei as fotos e fiquei babando em todos os pontos incríveis e na comida, claro. Adorei que tenha os cadeados tb!

  17. Vêvévi

    setembro 8, 2017 at 1:53 am

    Adorei o seu post!
    Que lugar lindo!
    Adorei saber sobre os cadeados, pois acho a tradição de Paris muito linda, e sonho em visitar um dia.
    Beijos

  18. Mari Barros

    setembro 8, 2017 at 2:10 pm

    Olá!

    Fiquei babando tanto nessas fotos lindas, deve ser encantador observar tudo isso de perto
    Adorei também seu texto todo explicadinho e detalhado.

    Beijos

  19. Luma

    setembro 8, 2017 at 7:39 pm

    Oi, tudo bem?
    Que lugar incrível!
    Deve ter sido fantástico presenciar um por do sol assim, realmente sensacional!!!

    1. michelle

      setembro 8, 2017 at 9:18 pm

      Foi sim, Luma! Obrigada pela visita ❤

  20. Alzinete Rodrigues Correia

    setembro 8, 2017 at 8:06 pm

    Para tudo que lugar é esse lindo lindo.essas fotos ficaram demais,fico imaginando viver isso de perto com certeza deve ter sido magico,sem falar dessa delicia de prato tudo combinado com o lugar ameiiii.

    1. michelle

      setembro 8, 2017 at 9:17 pm

      Muito obrigada, Alzinete! É um passeio para viver e refazer sempre que puder. Indico muito!

  21. Paula

    setembro 8, 2017 at 9:01 pm

    Que lindo esse por do sol , bem rose eu amei realmente um dos mais bonitos que já vi as fotos ficaram belíssimas deve ter sido maravilhoso

    1. michelle

      setembro 8, 2017 at 9:16 pm

      Muito obrigada, Paula! Os pôr do sol aqui em Portugal são lindos e coloridos no verão.

  22. Erika Monteiro

    setembro 9, 2017 at 2:52 am

    Oi, tudo bem? É a segunda vez que visito seu blog e fico encantada com seus posts. Amo dicas de viagem, lugares pra passear e fotos lindas. É o sonho do meu namorado conhecer Portugal, já mostrei as imagens pra ele, amamos esse por do sol. Beijos, Érika =^.^=

Leave a Reply