Olá! Tudo bem? Estranhava o fato de o pessoal no andar de cima, Hemisfério Norte, terem um verão no meio do ano. Com o tempo, no entanto, pude me familiarizar através de filmes e das redes sociais com algumas das formas que celebram-o e suas férias. Agora que estou no meio desse calor para nós fora de época posso lhe contar que as proporções dos festivais são ainda maiores do que o imaginado. Em Portugal há um anúncio de show a cada vinte metros, e chamadas para vários outros nos rádios, televisão, até mesmo nos seus sonhos se deixar. Decidi, portanto, falar mais um pouco sobre essa divertida tradição e apresentar-vos o que rola desde meses antes do próprio verão.

Inspirada pelos recentes NOS Alive e EDP Beach Party, decidi escrever esta postagem sobre os agitos tugas que chegam lado a lado com o calor do verão. O primeiro contou com dias de grandes artistas sem descriminação de gênero musical. Já o promovido pela companhia elétrica EDP deu espaço para muita música eletrônica na praia de Matosinhos, Porto.

Agora acompanhe-me pelos próximos eventos que vão tomar conta da terrinha!

Super Bock Super Rock 

A marca de cerveja Super Bock, em parceria com dezenas de outras empresas, traz anualmente um dos maiores festivais portugueses desde 1995. No seu primeiro ano, contou com Guns N’ Roses, Faith No More, The Cure e outros dez artistas em dois dias de festival. 

Voltando ao contemporâneo, o festival de rock por excelência expandiu-se para três dias de shows, quatro palcos e dezenas de bandas. O lead do Super Bock Super Rock, que acontecerá em Lisboa, é o adorado e aclamado Red Hot Chili Peppers, contando também com Future, Foster The People, Deftones e Fatboy Slim. 

MEO Marés Vivas

Definitivamente o que chamou a minha atenção primeiro. A companhia telefônica MEO vêm trazendo grandes atrações para Vila Nova de Gaia, Porto, desde 1999, em um festival com nunca menos que três dias de duração. 

Esse ano os seus leads são nada mais, nada menos que Scorpions e Sting (SOS!). Exatamente. Também estou processando essa informação ainda. Um em cada dia para você ter um tempinho entre cada berro, não é mesmo? Eu já ativei as notificações para quando lançarem no site do festival o streaming. 

A MEO tem em seu line-up alguns artistas lusitanos sobre os quais não sei muito o que falar, apenas que os tugas parecem estar bem empolgados sobre. 

MEO Sudoeste 

Sim, a mesma telefônica lançando outro grande concerto. Dessa vez em outra ponta do país e com ares diferentes musicalmente. Para começo de conversa, o Festival Sudoeste é um sunset, o que significa que vai rolar campismo. Este é gratuito para quem tem passes de todos os 5 dias, e já pode ir chegando um dia antes dos concertos rolarem.

Conforme fui pesquisando sobre este festival, fiquei cada vez mais apaixonado pelo o que a MEO está propondo. Vamos falar do xodó que é este line-up: DJ Snake, The Chainsmokers, Martin Garrix, Jamiroquai, Marshmello, Two Door Cinema Club, Dua Lipa, Mac Miller e isso só para falar de alguns. 

Os palcos estão divididos entre os vários patrocinadores do agito no Alentejo. Esta é, na verdade, sua vigésima edição e a curtição se espalha do reggae ao rock, passando pela eletrônica e até mesmo pela música típica portuguesa, o fado! E o público se ajeita como der para ouvir as muitas atrações, fazendo campismo mesmo que na praia.

EDP Cool Jazz

Uma das companhias de rede elétrica, EDP, está promovendo em Oeiras, Lisboa, sete dias de puro jazz! O festival contará com artistas nacionais, como Luísa Sobral, irmã do campeão do EuroVisão, Salvador Sobral. 

Mas não podemos esquecer a presença de Jamie Cullum (SIM!), Jake Bugg, The Pretenders e a nossa própria Maria Gadú. A distribuição dos concertos está bem tranquila para todo mundo poder passar e tirar uma provinha. Hm, em falar nisso, a EDP trará um parque diversificado de Food Trucks, adicionando um Pick & Go à sua experiência.

Vários outros festivais ocorrerão ao longo de toda Portugal nos próximos três meses. Como não conhecia muitos dos artistas em seus line-ups, decidi deixar essa área para menções honrosas 😀 

Vocês podem checar mais informações sobre estes e outros festivais no site muito fácil de achar e memorizar, o Festivais de Verão! Lá vocês acharão os mais variados eventos, da Vodafone Mexefest ao Sonic Blast Moledo. 

Confesso que julguei mal a terrinha em achar que aqui não haveria tantas diferentes opções de concertos. Alguns deles já passaram e deram o que falar. Agora é só ficar de olhos bem aberto pois em todos os cantos terá um DJ, uma banda ou um solista!

E aí? O que achou desta agitação em Portugal? Qual é o seu favorito? Fale para mim nos comentários ou no Twitter. Não esqueçam de deixar sugestões, por favor, caso tenham alguma

Espero que gostem! Com vários Xs e Os, 

Michelle Lebres.