Olá! Tudo bem? Existem várias formas diferentes e criativas de montar o seu Instagram, o que torna a rede social ainda mais divertida. Uma delas é a minimalista, ou seja, fotos expressivas porém com poucos elementos. O que mais me atrai para esse estilo é como tudo fica facilmente organizado no seu feed quando se tem formas mais simples e cores harmônicas. E não é preciso ir ao extremo do movimento para ficar satisfeito. Por isso separei algumas maneiras tranquilas de incluir o minimalismo na sua conta.

Imagens com background produzido.

Começando pelo básico, é claro. Para balancear entre fotos com detalhadas ou simplesmente para mostrar algo, dar uma pista da sua viagem, por exemplo, use o que há a sua volta como um estúdio mais rudimentar. Essa dica é talvez a mais fácil de se encontrar não só no Instagram, mas em diversas outras redes sociais, justamente por todo mundo poder adaptar com o que já possui.

Os meus favoritos são usar o piso para base e dispor os itens sobre um confortável e adorável edredom branquinho.

Os instagrammers que usam uma versão mais produzida optam por cartolinas e tecidos como o fundo extremamente plano. Fazer o que? Nem sempre você tem uma mesa de mármore ou uma superfície da cor que melhor se encaixe com o seu objeto modelo. Há os que caçam o local perfeito para fazer uma foto da outfit. Esses não exatamente correm atrás, mas sim estão preparados para posar da maneira mais criativa.

Escolhendo as demais fotos. 

Por ”demais” entenda todas as outras que não foram elaboradas em cima da sua mesa, posicionando a revista, o copo e o óculos de determinada maneira. Ter um feed minimalista não significa que você não possa postar uma foto do mar, das árvores ou uma selfie. Significa que você vai balanceá-las com algumas literalmente simples.

Ao longo do tempo você irá reparar que existem algumas fotos que tem uma cor, estampa ou textura de presença mais sólida, apesar de não terem sido desenhadas e montadas no seu estúdio pessoal. São aquelas nas quais o azul do céu é intenso como numa tela ou o cinza da rua poderia ter sido escolhido à dedo para seu feed. Estas – intermediárias, se quiser nomeá-las – são as mais confortáveis na hora de tirar, editar e principalmente postar.

Para alguns, isso tudo se torna muito mais fácil quando você escolhe um tema. Se baseia nos tons diferentes de azul, em fotos mais urbanas ou em qualquer outro tópico que você possa imaginar e vai postando nessa linha. Na minha opinião, isso seria uma nova forma de trabalho, porque te impede de postar o resto que acontece à sua volta e você fica peneirando mais e mais.

O meu conselho é achar um tipo de edição com o qual você é mais confortável. Vá olhando os filtros e escolha os que mais te agradam, então edite todas as fotos com eles, adaptando sutilmente de acordo com o que as favorecer mais. Assim, qualquer que seja a disposição delas ou o seu assunto, estarão perfeitas para o encaixe. O visual fica igualmente harmônico.

Desenhos, frases e montagens

Nem todos os dias achamos a foto exata para postar, mas talvez apareça uma citação tão harmoniosa com o seu estado de espírito que ela merece um prime spot no seu feed. E é claro que estes também podem ser minimalistas e de acordo com o seu estilo. Tanto no Tumblr quanto no Pinterest podemos achar vários exemplos disto e aqui vão alguns:

E aí? O que achou destas formas simples de adotar o minimalismo? Fale para mim nos comentários ou no Twitter.

xoxo,

Michelle Lebres.