VSCO Cam

Olá! Tudo bem? Quando se trata de edição de fotos, sempre ficávamos entre o que era mais popular e o método mais fácil. Recentemente, no entanto, a maior parte das celebridades usa e indica um aplicativo que pode em alguns toques transformar as suas também. Aqui no blog eu vou estar postando diferentes estilos de edição – e convido vocês para acompanhar seguindo-me! Hoje irei mostrar uma visão geral do que o VSCO tem para oferecer: ajustes, galeria, presets gratuítos e pagos, ou seja, uma review com base na minha experiência nestes últimos 5 anos.

Ao começar a minha conta no Instagram, não tinha a menor idéia de como editar as imagens antes de postá-las. Tudo o que eu fazia era usar qualquer efeito do próprio app, de preferência os com as bordas bonitinhas. Conforme fui me interessando mais por fotografar, decidi testar o VSCO.

O aplicativo é gratuíto para iOS e Android, havendo compras internas. Ao fazer o download, você tem uma espécie de demonstração do que são os packs principais do VSCO Cam. Com eles é possível editar muito bem suas fotos, principalmente se você não tiver muitas exigências quanto aos efeitos. Para edições mais complexas, pode usar os presets gratuítos em conjunto com as ferramentas de edição.

”Presets” são os efeitos elaborados por fotógrafos e marcas em colaboração com o aplicativo. Caso você pretenda comprar, terá acesso à um pacote completo, ou seja, com todos os presets elaborados. Geralmente eles seguem a mesma linha de edição, sendo várias opções para que você veja qual se encaixa melhor com a sua foto.

Para mim, não houve necessidade de comprar os presets pagos até o momento em que eu comecei a querer explorar melhoras as possibilidades para as minhas fotos. Com eles, é mais fácil desenvolver os efeitos, trazer acabamentos e deixá-las ainda mais interessantes. São maiores oportunidades!

Se eu acho que você tem que comprar todos? Nope! Mas o VSCO sempre tem promoções com 90 ou mais efeitos por preços especiais. Estes super packs valem a pena, pois nunca se sabe que tipo vai combinar melhor com a vibe da sua foto e, no final, você acaba pagando muito pouco por cada um. Uma plataforma prática e completa para obter fotos de alta qualidade.

Abaixo trouxe algumas fotos editas com presets, entre eles pagos e gratuítos.

Hb (gratuito)

Kk2  (pago)

M4 (pago)

S5 (pago)

G3 (pago)

A6 (gratuito)

B4 (pago)

Lv3 (gratuito)

P4 (pago)

C7 (pago)

K3 (pago)

F1 (pago)

Entre os ajustes disponíveis no app, há os básicos, como exposição (escurece e clareia), saturação (cores mais vibrantes), nitidez e contraste (mais definição). Outros eu não conhecia mas recentemente tenho usado bastante como forma de aperfeiçoar tom de pele (salvar iluminação) e para clarear o fundo (salvar sombras).

Interessantes também são as ferramentas de tingimento das sombras (você dá cor as partes mais escuras da foto), das partes mais claras, temperatura e matiz. Uso muito estes quando querendo ressaltar uma característica na foto, ou quando estou adequando-a ao tema do meu feed no Instagram.

Para alcançar o visual de fotografia retro em cima de qualquer efeito, indico usar as opções de esmaecimento (deixa as fotos com uma espécie de névoa) e grain (uma leve granulação). Há além destes dois o vinheta, que escurece as bordas. Mas esta opção eu não uso muito.

Costumo colocar o matiz que citei acima em tais fotos cuja vibe da edição é retro. Acho que dá um acabamento legal em conjunto com o grain. Dica: para um ar praiano, some à estes dois o tingimento de sombras em azul.

Particularidades do VSCO são as opções de perspectiva (inclinar a foto para os lados), o endireitar e o ”tom de pele”, ferramenta que corrige o efeito que você usou para que a cor da pele da pessoa na foto não esteja muito distorcida.

Apesar de eu já ter baixado e até mesmo comprado outros aplicativos, sempre acabo voltando para o VSCO. Como falei anteriormente, acredito que seja a melhor e mais confiável plataforma para obter o mais alto nível de edição no seu celular.

Aqui estarei postando diferentes combinações além dos presets já existentes no app para vocês encaixarem em suas fotos, testarem e inclusive criarem suas formas especiais de edição. Acompanhe! ☺️

E aí? O que achou? Quer sugerir algo? Fale para mim nos comentários ou no Twitter. Espero que gostem!

xoxo,

Michelle Lebres

2 Comments

  1. Cilene Mansini

    janeiro 18, 2017 at 10:38 pm

    Olá!!
    Por acaso baixei esse aplicativo faz um tempão, mas nunca recebia o e-mail de confirmação pra ativar e não conseguia usar. Até esqueci dele no celular rs. Hoje por acaso vi ele de manhã e resolvi tentar ativar e deu certo 🙂
    Agora, seu post vai me ajuda a entender melhor como ele funciona 🙂

    1. michelle

      janeiro 23, 2017 at 7:59 pm

      Que ótimo! E logo logo teremos posts ensinando algumas formas de edições! Continue lendo o blog <3

Leave a Reply